sexta-feira, maio 27

Áreas de atuação da engenharia



O curso de Engenharia Civil abrange seis áreas:
  •  Construção Civil: concepção, execução e fiscalização de obras civis – como residenciais, prediais, obras de arte, pontes, viadutos, estádios e barragens.
  •  Estruturas: elaboração e execução de projetos estruturais de edifícios comerciais e residenciais, galpões industriais, estádios, pontes, viadutos, reservatórios e outros.
  •  Transportes: elaboração e execução de projetos viários, planejamento e gerenciamento de transportes urbanos, elaboração de planos diretores de transportes públicos, projeto e construção de estradas, ferrovias, hidrovias e portos.
  •  Hidráulica e Recursos Hídricos: desenvolvimento de recursos hídricos para melhorar o uso benéfico da água pela sociedade – como abastecimento de água, irrigação, usinas hidrelétricas, navegação, controle de secas e cheias e drenagens pluviais, entre outros.
  •  Sanitária e Ambiental: elaboração e execução de projetos de sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, controle de vetores, avaliação de impactos ambientais, controle da poluição do ar, da água e do solo e gestão ambiental.
  •  Solos e Geotecnia: elaboração e execução de projetos fundações e contenções, execução de sondagens e prospecções do solo, controle de erosões, barragens de terra, entre outros.
 E além dessas 6 áreas que o engenheiro civil pode atuar ele também pode optar por ministrar aulas em colégios e universidades.
Com a flexibilização curricular, o aluno pode adquirir uma sólida visão geral, cursando disciplinas optativas relacionadas às áreas que considerar mais interessantes.


Fonte: Engenharia Civil - UFMG

Sem comentários:

Enviar um comentário